Introdução a Telemedicina

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Como sabemos, a Resolução do CFM nº 2.314 de 20 de abril de 2022, em seu Artigo 1º, define a Telemedicina como o exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDIC), com fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde. A Telemedicina abrange todas as práticas médicas realizadas à distância, independentemente do instrumento utilizado para essa relação.

Embora algumas pessoas acreditem que a Telemedicina seja algo recente, na verdade, sua história nos leva ao início do século XX, especialmente com a popularização do telefone fixo, do rádio e, posteriormente, das transmissões televisivas. Desde então, os visionários especularam sobre consultas com médicos especialistas em regiões remotas por meio dessas tecnologias.

As primeiras aplicações práticas da Telemedicina surgiram durante a corrida espacial na década de 60 do século passado, envolvendo tanto os soviéticos quanto os americanos. Os cosmonautas e astronautas tinham seus sinais vitais monitorados, e o ECG e a Frequência Cardíaca eram transmitidos via rádio para a Terra, onde especialistas acompanhavam esses dados.

Com o avanço dos meios de comunicação, o contato entre médicos e pacientes, bem como entre profissionais de saúde, tornou-se mais simples e prático. A relação e a troca de informações foram ampliadas com o uso do telefone fixo, posteriormente com os celulares e, hoje em dia, com a internet, tornando-se ainda mais rápidas.

Conheça nossas soluções para Telemedicina

Realize exames e laudos com facilidade, segurança de onde estiver.

Um dos pontos fortes do uso da Telemedicina é o fornecimento de laudos online à distância, sem a necessidade de clínicas ou hospitais contarem com médicos especialistas em tempo integral em suas dependências. Por meio dessa tecnologia, os exames podem ser enviados via internet para equipes médicas compostas por especialistas. É possível entregar laudos no mesmo dia ou, em caso de urgência, minutos após a emissão do exame.

No próximo post, abordaremos os principais benefícios do uso da Telemedicina! Deixe seu e-mail abaixo para receber o conteúdo.

Preencha o formulário abaixo com seu e-mail para receber o conteúdo do próximo post sobre os benefícios da Telemedicina. Não perca essa oportunidade de estar sempre atualizado!

Até breve!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de nossas novidades e receber os melhores conteúdos para cardiologia!

Posts Relacionados

Telemedicina

Os Benefícios da Telemedicina

Os Benefícios da Telemedicina COMPARTILHE Share on facebook Share on whatsapp Share on linkedin A telemedicina revolucionou a forma como as consultas são realizadas, trazendo

Saiba Mais »